Sexta-Feira, 18 de Agosto de 2017
Home > Notícias > Saúde
09.Fev.2015

Mulheres vencedoras

No Dia Mundial da Luta contra o Câncer, comemorado em 4 de fevereiro, mulheres que enfrentaram e enfrentam a doença relatam suas histórias

No dia 04 de janeiro, comemorou-se o Dia Mundial do Combate ao Câncer, doença considerada um problema de saúde pública em todo o mundo. Sua incidência cresceu 20% na última década. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é de que surgiram aproximadamente 576 mil novos casos em 2014.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a expectativa para 2030, em todo o mundo, é de 27 milhões de novos casos. Os países em desenvolvimento serão os mais afetados, incluindo o Brasil. A doença é uma das grandes preocupações mundiais nas políticas de saúde.

 

Noeli Albring Uhry é uma vitoriosa. Descobriu o câncer de mama em maio de 2009 e não desistiu de sua vida. “Além da mamografia anual, eu não costumava fazer o exame de toque, mas naquela manhã foi diferente, resolvi fazer e senti um caroço no seio. Preocupada, já na outra semana marquei a mamografia e os médicos solicitaram uma ecografia, que apontou o nódulo. Logo após foi realizada a retirada do nódulo para encaminhar à biopsia, quando o resultado trouxe a certeza da doença. Passei pela mastectomia (cirurgia da retirada da mama), porém, chegando em Ijuí, solicitaram uma nova cirurgia, pois ainda havia muito tecido mamário,” Diz  Noeli.

No dia 08 de janeiro de 2010, começaram as sessões de quimioterapia, a parte mais difícil de ser enfrentada, aponta ela. “Fui abençoada e não precisei da radioterapia, o que foi muito bom para a recuperação,” diz. Depois da segunda sessão, Noeli conta que teve muita náusea, mal-estar, enjoo, e ainda, quando notou que seu cabelo estava caindo, pediu para que seu filho Rafael, raspasse sua csbeça.

“Na quarta sessão, minha imunidade caiu demais e precisei uma transfusão de sangue, que apesar de complicado, me deixou mais forte,” salienta..

Sorridente, ela comenta ter a certeza de estar curada, mas faz exames gerais periódicos a cada meio ano. “Sou forte, feliz e nunca desisti. Esse é meu segredo, além, é claro, ter ótimos médicos como a Doutora Maria Cristina que retirou a mama e o Doutor Dilson Welter, oncologista. Trabalho muito, gosto do que faço e sempre que alguém me perguntava como estava me sentindo, eu respondia que estava bem, pois estava viva,” encerra.

 

 Rosane Bigolin Jantsch é mais uma mulher que está na luta contra o câncer. Bom humor e disposição a lutar pela cura e pela vida não faltam. Rosane já está em sua última sessão de quimioterapia, e afirma que de acordo com os médicos, suas possibilidades de cura são altíssimas e já se sente curada. “Descobri o nódulo durante o tradicional exame de toque. Foi um susto, pois há seis meses havia feito a mamografia e não constava nada. Imediatamente procurei ajuda médica, onde solicitaram uma ecografia. Também foi feita uma sucção de um material que foi mandado para análise, cujo resultado foi negativo, mas a Dr.ª Rosa insistiu na retirada do nódulo, o que foi bom, pois depois da análise do oncologista, descobriu-se o câncer,” ressalta Rosane.

Em outubro ela já iniciou o tratamento e as quimioterapias, que foram seis sessões. O próximo passo, segundo Rosane, são as radioterapias, que serão em torno de 25 sessões.

Quando questionada sobre o momento mais difícil, ela afirma que não foi a queda do cabelo, como muitas comentam, pois sabia que isso seria uma consequência e assim que percebeu estar perdendo, foi até o salão e mandou raspar. “Para minha cabeleireira foi mais difícil do que para mim,” brinca Rosane.

 “Sem dúvidas nenhuma, o momento mais complicado foi quando recebi a notícia, pois não estamos preparados para isso. Mas eu nunca tive medo do pior, nem penso nisso, sei da minha força e da capacidade de enfrentar desafios, esse foi mais um,” diz.

Ela também afirma que outro momento complicado foi afastar-se da escola, pois já tinha uma rotina e é difícil se acostumar, mas diz também que sempre foi franca e aberta com os alunos, explicou desde o princípio o que havia acontecido e que retornaria em breve, curada.

“Eu sou realmente abençoada. Me admirei com a força que tive, nem eu sabia que era tamanha. Muitos costumam dizer que Deus dá ‘o fardo’ para os fortes, mas eu não acredito nisso. Prefiro crer que Deus me deusa vida e cabe a mim cuidar dela, é isso que faço. Nessas horas, o apoio mais importante é o da família. Eu não tive tempo de sentir-me sozinha ou pensar no pior, pois sou rodeada de anjos, minha família, meus amigos, vizinhos, grupo da Igreja e todos aqueles que me conhecem,” afirma.

Rosane fala que hoje ela não tem mais câncer, que está curada. Comenta também que ainda haverão cuidados, exames, medicação, mas que a maior certeza que tem, é a de sua cura. “Nunca desistir, ter fé e buscar a cura. Esse é o meu recado para todas as pessoas!”.

 

Claudina Busanello é um exemplo de força e perseverança. Descobriu o primeiro câncer em 1995. Na época, ainda sem todos os recursos que a medicina hoje dispõe, optou pela retirada total da mama e não passou pela quimioterapia. Com a mastectomia (retirada da mama) na época considerou-se o suficiente. Dez anos depois, no mesmo lugar, mesmo sem a mama, notou novamente um carocinho, que após exames, detectou-se que o câncer havia voltado. “Foi um susto, mas logo inicie novamente o tratamento e foi realizada uma nova cirurgia, com a retirada de todos os gânglios linfáticos situados na região da mama e braço. Houve uma raspagem total da região,” comenta Claudina. Ela passou por 28 sessões de radioterapia e depois 8 de quimioterapia. Passado dez anos, hoje Claudina sente-se novamente curada. “Meu médico disse que daqui uns 30 anos pode voltar, e se voltar, nós tiramos de novo,” ressalta Claudina, com muito bom humor.

 

Oniva Brackmann

Oniva é um exemplo de força e bom humor. Em agosto de 2010, sentiu muitas dores abdominais do lado esquerdo, após limpar a piscina. Ela conta que ao sentir dor, tomava analgésico, fez alguns exames, mas nada grave se comprovou.

Como as dores ficavam cada dia mais intensas, Dr. Faé e a Dr.ª Rosa, solicitaram um exame de Sangue Oculto e uma colonoscopia, quando detectaram um tumor maligno localizado no intestino, envolvendo parte do estômago e um pedaço do fígado. Percebendo o câncer e o estágio em que se encontrava, solicitaram que a operação fosse feita rapidamente. Indicaram médicos de outras cidades, mas optei por operar aqui mesmo, confiando no trabalho deles,” comenta.

Oniva conta que foi retirado 30cm de intestino, um pedaço de estômago e um pedaço do fígado. “Além disso, também foram retirados 20 pólipos benignos (não cancerígenos). Foi quando a Dr.ª Rosa me presenteou com uma rosa linda, que sequei e tenho guardada até hoje. Ela disse que a rosa significava 20 presentes na minha vida, pois nenhum pólipo, dos 20 retirados, era câncer,” destaca Oniva.

O momento mais desesperador, porém, superado, foi quando soube que precisaria passar pela quimioterapia. “Este realmente foi o período mais complicado, pois foi um ano inteiro de quimioterapia, mas com apoio dos familiares, amigos, é fácil superar,” afirma.

Um exemplo de superação, Oniva ressalta várias vezes que nunca pensou em desistir, pois gosta de viver e faz questão de viver bem. “Foi um tempo difícil, confesso. Mas apesar de todos os obstáculos, eu venci. Li muito sobre o assunto, busquei conhecimento, tenho muita fé, me alimento muito bem, faço os exames periódicos e sigo todas as orientações médicas. Estou curada!”, encerra Oniva.

  

 Ivete de Fátima de Souza, há quase sete anos, descobriu que estava com câncer. Com o resultado de uma mamografia, a Dr.ª Rosa Neri percebeu que alguma coisa estava errada e fez também uma ecografia. No entanto, Ivete esperando ser atendida pelo IPÊ, e acreditando não ser nada grave, esperou aproximadamente dois meses para procurar um especialista. Quando isso aconteceu, em Ijuí, ela foi submetida à extração por sucção de pequena parte do nódulo para biópsia. O resultado demorou algumas semanas e quem lhe deu o veredicto foi a Dr.ª Rosa, pois a Dr.ª Susi, que também acompanhava o caso, não teve coragem de lhe transmitir a verdade. “De início, pensei ter recebido uma sentença de morte. Fiquei apavorada. Foi muito difícil”, diz Ivete. Ivete não queria extrair toda a mama, e muito apreensiva e angustiada conversou com o Dr Lori Wolfram que lhe indicou um médico de Passo Fundo, com quem se tratou durante todo o tempo necessário. Fez seis quimioterapias e, após, vinte e oito radioterapias. “Depois destes tratamentos, tomei durante cinco anos, um comprimido de Tamoxifeno, o que nunca esqueci, nenhum só dia. Em janeiro do ano passado tive alta , e agora, devo fazer exames uma vez por ano. Esta semana estou refazendo todos. Pois já faz um ano da minha cura”, diz ela muito emocionada.

Ivete ainda frisou que mais importante que médico e tratamento, é sentir a família e os amigos presentes, dando coragem, forças e estímulos. Isso é melhor que tudo. E, além disso, a fé e Deus, contam muito, afirma.

Como recado, às pessoas que estão se tratando, ela fala: “ Nunca desistir, enfrentar sempre pois nunca se sabe da força que se tem e de tudo o que se é capaz de suportar”. E como lembrete, também seu, a frase: “Vencedor é aquele que nem sempre vence, mas aquele que não para de lutar”.

Por: Dalvane Rafael dos Santos/ UFSM-FW / Especial

 
Galeria de fotos
Oniva Brackmann
Noeli Uhry
Rosane Jantsch
Ivete de Souza
Claudina Busanello
 
   
Comentários dos leitores Seja você o primeiro a comentar essa Notícia.
Expresse sua opinião, colabore com o site
 
(E-mail)
 
Notícias relacionadas
 
04.Ago.2017 :: Esta é a Semana Mundial de Aleitamento Materno. A data tem como objetivo conscientizar sobre os benefí
04.Ago.2017 :: A equipe administrativa do Hospital de Caridade de Crissiumal segue cumprindo as metas orientadas pela VGV Consultor
04.Abr.2017 :: Para marcar o Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril, a Secretaria Municipal da Saúde promove uma Palestr
27.Jan.2017 :: O Hospital de Caridade de Crissiumal promoveu nesta sexta-feira, a primeira Campanha de Doação de Sang
25.Jan.2017 :: Comece o ano de forma solidária e carinhosa! A parceria entre o Hospital de Caridade de Crissiumal e o Hemoce
13.Dez.2016 :: A semana começou com boas notícias nos corredores do Hospital de Caridade de Crissiumal (HCC) pois o I
09.Nov.2016 :: A Secretaria Municipal da Saúde, através das Vigilâncias Sanitária, Ambiental e Epidemiol
07.Out.2016 :: A Campanha de Doação de Sangue realizada hoje pela manhã no HCC de Crissiumal chegou a 80 doado
16.Set.2016 :: Tendo em vista a complexidade do atual Calendário Nacional de Vacinação, que dispõe de 1
01.Ago.2016 :: O inverno chega oficialmente em 21 de junho, data alusiva ao Dia Nacional da Prevenção à Asma.
14.Jul.2016 :: O ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, foi instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990
01.Jul.2016 :: Médicos e enfermeiros dos cinco postos da Estratégia de Saúde da Família de Crissiumal e
01.Jul.2016 ::     Em qualquer tipo de empresa as lideranças administrativas têm a função
20.Jun.2016 :: A Diretoria do HCC esteve reunida na tarde desta quarta-feira com o presidente do Sindisaúde – Regional
20.Jun.2016 :: O Hospital de Caridade de Crissiumal realizou na sexta-feira, 10 de junho, mais uma tradicional Campanha de Doa&cced
13.Abr.2016 :: O Setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Crissiumal aguarda o resultad
23.Fev.2016 :: A noite de segunda-feira, 22, foi de grande relevância para o Hospital de Caridade de Crissiumal, que inicia n
19.Fev.2016 :: Para auxiliar no trabalho já realizado pelas agentes de saúde de Crissiumal para combater a prolifera&
15.Fev.2016 :: O sábado, 13 de fevereiro, foi a data escolhida para combater os focos do mosquito Aedes aegypti, que assusta
12.Fev.2016 :: Desde o final do ano de 2015 a Secretaria da Saúde chama a atenção para a importância da
02.Fev.2016 :: A partir deste mês de Fevereiro, inicia no Hospital de Caridade de Crissiumal, um novo projeto, e a equipe de
01.Fev.2016 :: Mulheres que apresentam dificuldades para engravidar encontram no Hospital Unimed de Ijuí, um método p
13.Jan.2016 :: A situação é grave no Nordeste. A situação é preocupante no Sul do Brasil,
29.Set.2015 :: O mês de setembro foi escolhido pela Associação Internacional de Prevenção do Suic
19.Ago.2015 :: A Campanha Nacional de Vacinação teve, no dia 15 de agosto, o dia de mobilização naciona
13.Jul.2015 :: Para mostrar a indignação com a área da saúde e com as pessoas que nela trabalham, o Sin
09.Jul.2015 :: Com o atraso no pagamento dos salários das equipes de enfermagem do Hospital de Caridade de Crissiumal, os co
07.Jul.2015 :: O Hospital de Caridade de Crissiumal é mais uma das entidades filantrópicas do RS que está susp
29.Jun.2015 :: A Escola Estadual de Ensino Médio Rocha Pombo oportunizou às alunas do 7º ano do Ens. Médi
15.Jun.2015 :: O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável - COMSEA – convida para pa
27.Mai.2015 :: A Campanha de Doação de Sangue a ser realizada pelo Hospital de Caridade foi remarcada para o dia 3 de
03.Jun.2015 :: Conforme orientação do Ministério da Saúde para todos os estados do país, o Rio G
12.Mai.2015 :: Andar de bicicleta é algo que na maioria dos casos se aprende na infância, usando rodinhas para n&atild
13.Mai.2015 :: Nesta quarta-feira, 13 de maio, as 245 Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Rio Grande do Sul realizam m
30.Abr.2015 :: Uma reunião na tarde de quinta-feira, 30 de abril, na sede da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde
27.Abr.2015 :: Na semana passada, assessoras pedagógicas da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE)
24.Abr.2015 :: A Administração Municipal de Crissiumal, através da Secretaria Municipal de Saúde, reina
15.Abr.2015 :: A Vigilância Sanitária de Crissiumal está alerta quanto aos dados de infestação do
10.Abr.2015 :: Aconteceu na manhã desta quarta-feira (08/04), das 08h às 12h, em Crissiumal, a Blitz da Saúde,
10.Abr.2015 :: O Dia Mundial da Saúde não passou em branco na Secretaria Municipal de Saúde de Crissiumal.

24.Mar.2015 :: O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização, retoma no dia 24 de
24.Mar.2015 :: O Ministério da Saúde alerta para o cuidado redobrado com a proliferação de mosquitos. O
05.Mar.2015 :: Na quarta-feira, 04 de março de 2015, a Polícia Civil de Crissiumal, coordenada pelo Delegado de Pol&i
13.Fev.2015 :: Em funcionamento há mais de um ano, a assistente social do Hospital de Caridade de Crissiumal, Dulce Avozani
11.Fev.2015 :: A Secretaria Municipal de Saúde de Crissiumal promove nesta sexta-feira, 13 de fevereiro, um momento para tro
16.Jan.2015 :: A crissiumalense Lesley Leichtweis Bernardi foi mãe pela segunda vez, recentemente, na cidade de Montré
10.Nov.2014 :: O cereal que é a base da alimentação dos povos em todos os cantos do planeta tem um dia especia
04.Nov.2014 :: O promotor de Justiça Ronaldo Arbo recebeu os resultados das análises do leite suspeito de conter um c
03.Nov.2014 :: O câncer de próstata é o câncer mais frequente no sexo masculino, ficando atrás ape
24.Out.2014 :: O Centro de Referência Psicossocial de Crissiumal iniciou suas ações para o controle do tabagism
29.Set.2014 :: A diretoria do Hospital de Caridade de Crissiumal (HCI) apresentou na tarde desta segunda-feira, os novos equipament
26.Set.2014 :: O Hospital de Caridade de Crissiumal promove a cada semestre, campanhas de Doação de Sangue, para faci
22.Set.2014 :: Como era de se esperar, os índices de incontinência urinária aumentam à medida que a idad
18.Set.2014 :: Na próxima quinta-feira, dia 25 de setembro, o Hospital de Caridade de Crissiumal se junta &
15.Set.2014 :: Estimular a doação coletiva e contínua, contribuindo com o banco de sangue e com pacientes que
11.Set.2014 :: Após registro na Brigada Militar e Polícia Civil, o caso de uma consumidora ter encontrado um ser estr
10.Set.2014 :: A equipe da Secretaria Municipal de Saúde efetuará até esta quinta-feira (11/08), a aplica&cced
08.Set.2014 :: Na sexta-feira à noite, 5 de setembro, uma mulher registrou na Polícia Militar de Crissiumal que havia
26.Ago.2014 :: A reunião de supervisão do Programa Mais Médicos do Governo Federal, que acontece mensalmente,
22.Ago.2014 :: A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, através da 17ª Coordenadoria Regional de Sa&
15.Ago.2014 :: A novidade do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) é a habilitação para mais dois servi&cc
11.Ago.2014 :: Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (08/08), o 5º ESF da Secretaria de Saúde de Crissiumal.
04.Ago.2014 :: Apesar de a espécie humana, por ter evoluído e, mantido 99,9% da sua existência na terra amament
04.Ago.2014 :: O produtor rural Orlando Borsatto e sua esposa Célia residem na comunidade de Linha Brasil e há quase
25.Jul.2014 :: O fisioterapeuta André Luiz Selzler fala dos benefícios em buscar na fisioterapia também a prev
06.Jun.2014 :: Dr. Fernando V. Bueno frisa a importância do diagnóstico precoce

 

<
03.Jun.2014 :: A SMS informa que recebeu lote extra de vacinas contra a gripe. A vacinação será no dia 04 de j
23.Mai.2014 :: Campanhas esclarecedoras sobre os malefícios das drogas podem colaborar com a redução do co
26.Mai.2014 :: Faça 15 minutos de qualquer exercício físico, registre em fotos e envie para o e-m