Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2018
Home > Notícias > Comunidade
24.Jul.2014

Jovem Dehoniano se torna padre

Diácono Renato Vicente Pohl,scj, nascido no dia 26/10/1983, filho de Odilo Pohl e Angelina Caon Pohl, será ordenado Padre no dia 02 de agosto, às 19 horas, na Paróquia Santa Rosa de Lima de Independência-RS.

Confira a entrevista dada pelo Diácono aos leigos dehonianos:

Leigos Dehonianos: Como surgiu o desejo de ir para o Seminário? Comente sobre a sua história vocacional: (idade de ingresso no seminário, reação da família, dos amigos, dificuldades encontradas, sonhos, saudades....)
Diác. Renato: bom, diferente de muitos vocacionados, o meu desejo de ir para um seminário chegou já quando eu tinha 19 anos e veio com o desejo de conhecer a Deus mais de perto ou fazer uma experiência diferente de Deus, diferente no sentido de sentir um Deus mais próximo de nós e não um Deus que está lá nos céus e o ser humano aqui longe d’Ele. Então, busquei por informação o que não foi difícil, pois já tinha um irmão na congregação que me explicou tudo certinho e preparou, de certa forma, o caminho para a minha entrada no seminário. Até esse momento, eu nunca havia sido coroinha, catequista ou tivesse doado tempo para trabalhos pastorais na Igreja, cumpria as obrigações básicas do cristão: ir à missa. Quando decidi entrar no seminário, recebi o apoio da família, não só nesse momento, mas durante toda a caminhada até os dias de hoje, e também recebi apoio dos amigos, aqueles amigos de verdade, outros achavam estranha a ideia e tinha ainda quem apostasse que eu não ficaria nem um mês.
Quando ingressei no seminário já tinha 20 anos. O meu primeiro seminário foi em Corupá-SC. Foi aí que aprendi muita coisa referente a pastoral e comecei os meus trabalhos pastorais sendo catequista. Isso parecia estranho, porque eu queria conhecer a Deus e de repente sou eu quem devo ensinar o caminho para Deus. Mas, como dizia nosso formador, usando provérbio, é no fogo que se prova o ouro, ou seja, era preciso desafiar-se, ir à busca, ter interesse. Então eu me desafiei e assim começava uma nova etapa na minha vida, uma etapa diferente de tudo o que já tinha vivido. Surgiram novas amizades, pois eu precisava ir ao encontro dos colegas, dos fratres para buscar conhecimento e aprender a ser um seminarista, e aí destaco quatro exemplos: o primeiro Ademir pohl, meu irmão e frater naquele tempo e também era meu formador, e os padres André Borges, Gilberto Moisés, que eram meus colegas de turma na época, e o P. Marilton Nuss. Eles tiveram muita paciência para comigo e souberam conduzir-me para o caminho de Deus.
Depois desse primeiro momento, tudo ficou mais fácil. Seguia o caminho vocacional concluindo as etapas da formação como a Filosofia, postulantado, noviciado, experiência pastoral de dois anos no seminário São Miguel em Crissiumal-RS e por fim a faculdade de Teologia, a qual concluí no ano passado em Taubaté-SP. Foram 10 anos de caminhada, tempo de bons momentos e também de grandes desafios. A saudade de casa, da família era constante e me acompanha ainda hoje. Os amigos foram ficando mais longe, vez ou outra ainda os encontro para matar a saudade. Mas, essas são as dificuldades que nos fazem crescer, que nos constroem, porque são elas que fazem dos nossos sonhos algo valioso, merecedor de sacrifícios.
E por falar em sonhos, o meu sonho de conhecer a Deus mais de perto agora se mistura com o sonho de ser sacerdote, isso porque encontrei no Evangelho de Jesus segundo Mateus a expressão EMANUEL, o Deus conosco. Era o que eu buscava. Por causa disso escolhi como lema de minha ordenação: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e vossa alma encontrará repouso” (Mt 11, 29). Mateus mostrou-me o caminho para Deus, cabe a eu caminhar. Assim, vamos à luta, cada dia mais perto de Deus e cada dia mais perto do seu povo, como diz o lema; a cada dia precisamos aprender novamente do coração de Jesus, por que o segredo para conhecer a Deus mais de perto está em abrir-se à graça e confiar na misericórdia divina, pois de outro modo não chegamos a Deus e nem levamos Deus a ninguém.

Leigos Dehonianos: Por que você escolheu a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus?
Diác. Renato: no começo de tudo, lá no início da minha caminhada como vocacionado eu, como muitos ainda hoje, não sabia a diferença de um padre secular (diocesano) para um padre religioso e tão pouco sabia que existiam inúmeras congregações religiosas e que cada uma tem um jeito, uma espiritualidade diferente que os caracteriza como tal. Eu desejava fazer uma experiência diferente de Deus e como os padres do Sagrado Coração de Jesus atendiam minha paróquia e eu já tinha um irmão religioso na mesma congregação não houve muitas possibilidades, na verdade houve uma só e essa eu abracei.
Depois sim, com o decorrer do tempo e as formações recebidas na caminhada como seminarista foram clareando o caminho e eu fui conhecendo os padres seculares, as outras congregações religiosas, e isso foi abrindo o leque e percebi que havia muitas opções, muitas formas diferentes de ser um sacerdote e com isso eu precisava descobrir o porquê ser um sacerdote do Coração de Jesus e não um capuchinho, por exemplo, ou um diocesano e assim por diante. Então, descobri que ser um religioso do Sagrado Coração de Jesus era viver duas dimensões fortes da vida da Igreja, o Ecce Venio e o Ecce Ancilla. Palavras difíceis, mas ao mesmo tempo simples: o Ecce Venio (eis que venho) é a expressão do Cristo quando ao mundo veio na pessoa de Jesus, e veio para fazer a vontade de um Deus que é Pai, ou seja, veio por amor. O Ecce Ancilla (eis a serva) é a expressão de Maria quando recebe o anuncio do anjo de que será mãe do Deus Filho que vem por amor. Então, temos duas dimensões fundamentais nesse carisma: um Deus que se doa, se revela e se entrega por amor e uma serva ou um servo que acolhe essa revelação, essa entrega e o gera para o mundo. Não para si, mas para os outros. Eis a razão de escolher a congregação dos padres do Sagrado Coração de Jesus.


Leigos Dehonianos: Deixa um recado para os pais, para as famílias.
Diác. Renato: queridos pais, o Papa João Paulo II na exortação apostólica “familiaris consortio” dizia que a Igreja está consciente de que o matrimônio e a família constituem um dos bens mais preciosos da humanidade, que o casal e a família cristã edificam a Igreja e que os filhos são frutos preciosos do casal.
A partir dessa fala do Papa, podemos concluir que a família é o berço, não só da cultura, mas também e sobretudo da fé. Por essa razão, queridos pais não vos canseis de falar de Deus aos vossos filhos ainda que eles não vos queiram escutar, pois essa é uma das formas que temos de comunicar aquilo que cremos aos nossos preciosos filhos. É na família que somos convidados a darmos os primeiros passos na fé, na esperança e na caridade. Vocês pais são os primeiros pedagogos dos vossos filhos, são aqueles que os tomando pela mão ensinam o caminham certo e oferecem segurança, por isso, sede também os primeiros catequistas dos vossos filhos a ensiná-los a fé na qual fostes batizados. Concluo usando as palavras do professor Mário Sérgio Cortella: “o mundo que deixaremos para os nossos filhos, depende muito dos filhos que deixaremos para o mundo”.

 
Galeria de fotos
 
   
Comentários dos leitores Seja você o primeiro a comentar essa Notícia.
Expresse sua opinião, colabore com o site
 
(E-mail)
 
Notícias relacionadas
 
13.Out.2017 :: Ontem foi dia de Nossa Senhora Aparecida. Se comemorou também os 300 anos de descoberta da imagem por tr&ecir
13.Out.2017 :: Foi lançada nesta semana, em reunião no escritório do empresário Carlos José Stur
13.Out.2017 :: A homeopatia surge como uma alternativa econômica para muitos produtores rurais. Substituta do uso de subst&ac
13.Out.2017 :: Carlos César Inácio, popular Tongo, esteve pela quarta vez em Crissiumal. De forma humorada e interagi
13.Out.2017 :: Iniciada oficialmente, na segunda-feira, a 41ª Semana da ABEMEC. O evento foi programado para acontecer na sema
13.Out.2017 :: O mês de outubro é rosa. Em vários estabelecimentos é possível notar a estrutura c
13.Out.2017 :: Mesmo com a chuva que caía incessantemente na manhã da sexta-feira, seis de outubro, muitas pessoas co
13.Out.2017 :: Como fica a saúde em meio à correria do dia a dia, horas e mais horas sentado em uma cadeira ou em fre
06.Out.2017 :: Já pensou em produzir o que você come e ainda no meio urbano? Em meio a casas e construçõ
06.Out.2017 :: É fato, o churrasco está na veia do gaúcho. Um prato típico que ganhou muitos adeptos e
06.Out.2017 :: O evento acontecerá neste domingo, oito de outubro. De acordo com César Lippert Caneppele, presidente
06.Out.2017 :: A chuva que caiu na tarde de domingo, primeiro de outubro, não foi capaz de atrapalhar a realizaç&atil
29.Set.2017 :: O Seminário São Miguel foi palco para uma palestra sobre os primeiros socorros. Quem ministrou o assun
29.Set.2017 :: O evento acontecerá no domingo, oito de outubro. De acordo com César Lippert Caneppele, presidente da
29.Set.2017 :: A Federação das APAEs do Rio Grande do Sul recebeu, em junho deste ano, o prêmio Top of Mind, a
29.Set.2017 :: Na semana passada, mais uma edição da Mateada Farroupilha foi organizada pela Rocha Pombo. Segundo Ros
29.Set.2017 :: Um dos assuntos abordados foi a palestra com Eduardo Tevah, promovida pela ACI e CDL. Será no dia 9 de outubr
29.Set.2017 :: Na manhã do dia 27, o Lions Clube fez a entrega de materiais que foram adquiridos a partir de campanha realiz
29.Set.2017 :: O tradicional baile do grupo de idosos aconteceu ontem, 28 de setembro, no CTG Estância da Saudade. O baile &e
29.Set.2017 :: Iniciou na terça-feira, 26 de setembro, a primeira edição da Semana do Idoso. Várias ati
29.Set.2017 :: O Médico Veterinário e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa estev
29.Set.2017 :: O início das atividades foi no dia 25 de setembro. Nesse dia, aconteceu uma palestra com Josiane Souza, Nutri
29.Set.2017 :: Já pensou em confeccionar chaveiros, porta térmica e carrinho de madeira? Há um grupo de adoles
29.Set.2017 :: Em Crissiumal, esse processo  deve ser feito até 13 de dezembro. Em entrevista ao Jornal A Noticia, Cari
22.Set.2017 :: Comitiva de vários estados e também do Paraguai compareceram

O Encontro da Família W&au

22.Set.2017 :: Elas estão por todos os lados: na cidade, nos jardins das casas e também no campo. O fato é de
22.Set.2017 :: Essa é a estação predileta para os amantes de flores. Em Crissiumal, não é dif&ia
08.Set.2017 :: A primavera está quase aí. Inicia em 22 de setembro, mas, em Crissiumal, já é poss&iacut
08.Set.2017 :: Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre prevenção do suicí
08.Set.2017 :: O evento aconteceu no sábado, dois de setembro, na Praça Recanto Verde. O evento contou com pescaria,
08.Set.2017 :: A Primeira Ronda Gaúcha Jovem aconteceu na terça-feira, 5 de setembro, e integrou a programaç&a
08.Set.2017 :: Ser médica veterinária não é uma tarefa fácil. É o que afirmou Emeli Berna
08.Set.2017 :: É fato: o mês do início da primavera começou e, com ele, um problema que aumenta durante
01.Set.2017 :: Pode parecer impossível abandonar a ideia de fumar maços e mais maços todos os dias. A quest&at
01.Set.2017 :: O primeiro dia do mês de setembro tem uma importante função: buscar a valorização
01.Set.2017 :: Segunda Íria Turra Ribeiro, presidente do Lions, a tradicional Feijoada do Lions foi um sucesso. “Tivem
01.Set.2017 :: Todos os meses, a Sociedade Beneficente de Amparo ao Idoso de Crissiumal, mais conhecida por Lar dos Idosos, realiza
01.Set.2017 :: Quem vive no campo acompanha a situação de mercado e as possibilidades de aumentar ou diminuir a &aacu
28.Ago.2017 :: Não importa a distância ou a poeira da estrada. A equipe do Primeira Infância Melhor-PIM segue a
25.Ago.2017 :: Na noite do dia 23 de agosto, quarta-feira, aconteceu na câmara de vereadores de Crisisumal, um momento de ref
25.Ago.2017 :: O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE constata: aumentou o número de pessoas em busca
25.Ago.2017 :: Jandir foi o quarto dos cinco filhos de João Pedro Ribeiro e Margarida Bertaluci Ribeiro. Ele tem como irm&at
25.Ago.2017 :: Na atualidade, cuidar de criança pode não ser uma tarefa fácil. O fato é de que é
25.Ago.2017 :: Em 2015 o Instituto Nacional de Câncer –INCa divulgou um relatório sobre o uso de agrotóxi
18.Ago.2017 :: O início da programação é às 8hs30min. Todas as escolas do Município foram
18.Ago.2017 :: Uma reunião realizada em 2016, com a participação dos diretores das escolas do município
18.Ago.2017 :: Para comemorar o mês vocacional, a Igreja Católica de Crissiumal tem um espaço destinado à
18.Ago.2017 :: Histórias e mais histórias. A bagagem dos 22 integrantes do GEMP veio cheia de aprendizados que n&atil
18.Ago.2017 :: Carismático e divertido! Essa é uma das principais características do garoto que não dei
18.Ago.2017 :: Segundo Eleno Zambon, patrão do CTG Estância da Saudade, algumas atividades estão confirmadas. O
18.Ago.2017 :: Mesmo com a chuva que caiu no sábado passado, a comunidade compareceu para o fandango no CTG. Na oportunidade
18.Ago.2017 :: Ele é gostoso, suculento e dá água na boca. Além do mais, tem várias utilidades:
18.Ago.2017 :: A Secretaria de Saúde de Crissiumal apresentou, na última semana, trabalho no Congresso de Secret&aacu
18.Ago.2017 :: O projeto Casa da Gestante, do Hospital de Caridade de Crissiumal, teve seu início em agosto de 2010, atrav&e
11.Ago.2017 :: A ação contou com a participação de diversos grupos de idosos da região. De Criss
11.Ago.2017 :: O primeiro dia de programação, em comemoração ao dia dos estudantes da Escola Rocha Pomb
11.Ago.2017 :: No dia quatro de agosto é comemorado o dia do padre, data em memória de São João Maria V
11.Ago.2017 :: O evento aconteceu na terça-feira, oito de agosto, no Big Restaurante Pizzaria, a partir das 20hs. Foram empo
11.Ago.2017 :: Essa foi apenas uma das atividades que a APAE-Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Crissium
11.Ago.2017 :: Com as férias do prefeito, o vice assumiu o executivo no dia 31 de julho. Para ele, a ideia é dar cont
11.Ago.2017 :: Depois de semanas em turnê pela Europa, o Grupo Étnico Madre Paulina está de volta. A chegada ac
14.Ago.2017 :: A economia brasileira passou por momentos turbulentos nos últimos anos. Segundo Jardel Biondo Pagani, formado
14.Ago.2017 :: O que a família Horst tem haver com isso? Absolutamente tudo! Dia do advogado e dia dos pais existe no calend
14.Ago.2017 :: Ao chegar no auge da vida, a idade adulta, com mais de m